Colonizadores de CATAN

“Nem só de Joysticks viverá o gamer!” 

E como uma massagem cardíaca em um paciente terminal, esse post mostra que o Joysticulando dorme, mas não morreu! Com um espetacular: Review de Jogo de Tabuleiro! (Atenção: isso aqui não é um resumo das regras do jogo! Apenas destaquei alguns pontos para mostrar um pouco do conceito) E vamos ao que interessa:

1º – O que é:


“Colonizadores de Catan” (ou “Settlers of Catan”, ou simplesmente “Catan”) é um jogo de tabuleiro de estratégia, onde tem-se um objetivo simples: conquistar 10 pontos primeiro. Cada jogador lança os dados em sua rodada e o terreno que tiver o número correspondente irá gerar um dos cinco materiais para o(s) jogador(es) que estiverem adjacentes ao respectivo território.


2º – Essa merda é um tipo de WAR®?

NÃO! Digo isso por que, particularmente, ODEIO WAR! :evil:
WAR não é jogo de estratégia, e sim de SORTE! Mas enfim, não estamos aqui para entrar nessa discussão… a questão é que em CATAN você não destrói seu adversário, até colabora com ele… umas das coisas que fazem o jogo andar e o tornam extremamente divertido é a troca dos materiais:

Tijolo, madeira, ovelha, trigo, pedra

3º – E como funciona isso?

A grande dica é: não se assuste com a quantidade de regras. À primeira vista eu me assustei, achei que não entenderia nunca e que o jogo seria algo muito truncado e chato, mas não é!

Como já disse, cada jogador tem como objetivo ser o primeiro a acumular 10 pontos. E para ganhar pontos existem as principais maneiras:

  • a) Construindo uma aldeia (1 ponto cada)
  • b) Transformando uma aldeia em cidade (2 pontos cada)
  • c) Possuindo a maior estrada (2 pontos)
  • d) Obtendo, na sorte, uma carta contendo ponto extra
  • e) Sendo o maior utilizador do ladrão

Tá em inglês, mas dá pra entender…

Daí que uma estrada custa um tijolo e uma madeira; uma aldeia custa: tijolo, madeira, ovelha e trigo; uma cidade custa dois trigos e três pedras; e, por fim, uma “carta de desenvolvimento” (que funcionam como uma espécie de bônus) custa um trigo, uma ovelha e uma pedra.

exemplos de cartas de desenvolvimento: Progresso (o jogador escolhe 2 materiais para si) – Um ponto extra – Cavaleiro (expulsa o ladrão de um território)

 

4º – E que danado é isso de LADRÃO?

Para animar ainda mais o jogo, sempre que um jogador tira o número 7 (sete – que é o número com maior probabilidade de cair) ele pode comandar o trio de ladrões para ficar em um dos territórios do jogo, roubando uma carta de material para si. O território que contém o ladrão não produz material enquanto ele estiver lá (e ele só sai quando alguém tira outro 7 ou quando alguém usa uma carta de desenvolvimento para expulsar ele de lá).

o trio confuseiro

5º – Veredicto:

CATAN é um jogo que vai lhe viciar, estou lhe avisando! As regras parecem complexas no início, mas depois percebe-se que são bem lógicas e o jogo flui sem você nem sequer percebê-las! Sem falar que o tabuleiro é inteiramente customizável, você pode alterá-lo, expandi-lo, do jeito que o clima mandar!
5 ESTRELAS PRO JOGO!

Peças do tabuleiro, obs: a Grow não me pagou nada :(

ps: se você ainda acha que ninguém joga isso (hahahaha), veja só a aparição dele em The Big Bang Theory:

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.


(se só homens estiverem jogando, essa piadinha da madeira se repete a noite inteira! hahahaha)

 

* Aaaahh! Conquistadores de Catan tem app para baixar na AppStore e na Google Play!

- AppStore
- Google Play

postdiv

 

Leave a comment