Um Mickey bonito e divertido

Desde pequeno, dentre os personagens da Disney®, Mickey sempre fora o meu menos querido.

Esse quadro só veio a mudar quando joguei Kingdom Hearts  e, mais recentemente, com o remake de Castle of Illusion – Starring Mickey Mouse.

O jogo, originalmente para MegaDrive, foi refeito e remodelado, sendo lançado na Playstation Network no dia 3 de setembro de 2013 e na Xbox Live um dia depois.

8651667213_c0df91a747

Olha “W” ali no chão ;)

- O REMAKE:

Remakes de jogos, geralmente, passam uma mensagem geral de “POR QUÊ?!”. Mas esse conseguiu me deixar verdadeiramente feliz com o jogo.
Diferentemente do remake de DuckTales: RemasteredCastle of Illusion nos presenteia com uma visão em 3ª pessoa dentro do castelo e outras situações dentro do jogo, também com uma modelagem em 3D completa de todo o cenário e inimigos.

Os momentos em 3ª pessoa são bons justamente por que não são frequentes. O jogo segue com sua dinâmica sidescrolling, porém fazendo um uso comedido das noções de profundidade e até mesmo brincando com a sobreposição de objetos no cenário.

Castle_of_illusion_niveau_2

Eita saudade…

 

sem-titulo-1_1

Modernidade na medida certa

 

- A JOGABILIDADE:

A essência do original foi mantida e, o que pode parecer esquisito bem no começo, é  rapidamente assimilado por quem joga. Esqueça um botão para correr, a velocidade de Mickey é sempre a mesma.

Pule sobre inimigos para derrotá-los ou arremesse projéteis que você obtém durante a fase. Simples assim, sem maiores complicações.

Um fato curioso: no original Mickey matava seus inimigos com uma “bundada” ao saltar sobre eles, como também rebolava se permanecesse parado. Agora Mickey está mais, digamos…conservador – um pulo comum mata o inimigo e, se deixado sem ação, no máximo demonstra um gestual de preocupação. (Malditos moralistas! hahahah)

28054cas_01-6_updated

Dá uma reboladinha aí, Mickey!

ÁUDIO:

Uma das minhas favoritas alterações no jogo é a inserção de vozes e, especialmente, de um narrador. Muito embora muitos o confundam com Terry Wilton (que narra os jogos da série Trine)Castle of Illusion é narrado por Richard McGonagle (Sully, na série de jogos Uncharted).

Mickey Minnie parecem ter as mesmas vozes de sempre e Mizrabel, a bruxa, também está com uma ótima atuação de voz.

Outro detalhe que caiu muito bem é a possibilidade dada ao jogador de alternar entre a trilha atual e a original, com toda sua magnificência em 8-bits. Genial.

9397796658_757a1e29e3

Você não está ouvindo, mas está tocando uma trilha musical ótima.

- O QUE FALTOU?

Para não dizer que tudo são flores, uma coisa me deixou super decepcionado. Em se tratando de Disney®, fiquei muito esperançoso por uma animação no início e/ou final do jogo, mas nada feito. Apenas uma sucessão de imagens narradas fazem a abertura e o encerramento do jogo, praticamente uma apresentação de slides melhorada.

Pôxa, tio Walt! Fez falta, hein? Essa cereja no bolo ficou faltando. :(

- FINALMENTE:

Castle of Illusion – Starring Mickey Mouse é um jogo que vale o dinheiro pago. Promete uma diversão singela e entrega o prometido. Nada complicado, mas também nada feito com desleixo. Tudo bem acabado e redondo. Ideal para aqueles momentos de jogatina curta e descompromissada.

Se quiser ver o jogo em ação, segue o gameplay das 2 primeiras fases + 1º chefão do canal CVG:

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Castle of Illusion – Starring Mickey Mouse está disponível para compra digital:

  • Por U$ 14,99 na PSN Americana;
  • por R$ 30,99 na PSN Brasileira;
  • por 1.200 MS Poins ou R$ 30,00 na Xbox Live; e
  • por R$19,99 na STEAM.

Leave a comment